Translate In Blogger

12/31/2014

Dadaísmo e Cubismo: Semelhanças e Similaridade



Por Eric Costa e Silva

O Dadaísmo como olhar estético verbal e literário, buscava o grunido. Lembre-se, o Manifesto Dadaísta, traz a receita para o caos. “Escreva algo, uma frase completa, depois, recorte cada palavra e mais uma vez, cada letra e depois cada vogal e teremos algo divino”. Que Caos Seria Este proposto pelo Dadaísmo?
O Dadaísmo pode ser considerado como um grunido das letras e da verbalidade que conduz o caminho primeiro para o espaço do nosso interior, o mundo de nossa mente e o funcionamento das sinapses vivas que vão impor ao mundo o que sentimos e vão se dar, em grunidos, frequenciais vocais de forma funcional em vogais, frases ou letras.
Sim! De um lado, dormiam os dadaístas, de outro, aquelas que conheciam e vivenciavam as suas histórias. Estas potencialidades, verborragiadas eram anotadas pelas Mits do sono dadaísta, tal qual Emmy Hennings donde, as mesmos, relatavam o que Era balbuciado.
Como sabemos, os Sapiens e os Sapiens Sapiens carregam dentro do corpo, a sua memória viva. E também, podemos afirmar que esta mimese noturna, nada mais, nada menos, pode representar o período histórico, ou mesmo a capacidade de assimilação do conhecimento que a eles se permite a prerrogativa. E também ao mesmo tempo, é a criação e a repetição do que foi escrito e produzido nas horas despertas, ou mesmo a junção de quadros irregulares das paisagens experimentadas em seus cotidianos.
O Cubismo não deve ser considerado como um novo movimento, ou uma nova forma estética, este é uma Antioquia e a continuidade da corrente Dadaísta, tornando-o ambos uma similaridade de frequência que agora se apregoa para a narrativa óptica angular e sua função preponderante na construção da imaginética do velho novo recriado.
O Cubismo é então a realização da observação das Mitis dadaístas, e também a criação daquilo que se colocou dentro do jarro. Ou seja, misturava-se junto à tinta Óleo, aquilo que se fez em pensamento, depois em período imaginético e mais tarde em uma criação da obra plastids.
 A imaginética é o fio condutor que podemos compreender entre a proposta Dadaísta e a Cubista, sendo ela, a fundamentação inovadora que permite a equalização da extensão do corpo e das suas literações comportamentais e a esta alia a interação do Spaiens e dos Sapiens Sapiens de forma a garantir uma busca de possibilidade para compreender os caminhos do cérebro.
A Luz da História dos Tempos! Percebemos, Dadaísmo e Cubismo são correntes Artísticas Científicas, pois trazem em gênese, as ponderações Freudianas e a própria contradição Marximiniana exposta em seu próprio Manifesto, na busca pela não estética que se finda no produto da nova síntese do viver.
A imaginética conduz agora a semelhança entre o que se visualiza e a própria similaridade contida na construção sóciointerativa do comportamento. Desta maneira, fica evidente, o Dadaísmo Marximiniano busca, então, no AlterEgo, a mimese a se fundamentar nas letras e vogais, no ego, temos as frases incompletas e no ide as frases completas. Enquanto no Cubismo, as interações do Ego se fazem em imagens. Assim, o todo completo, passa a ver na Arte a Ciência inovadora em sua forma Mais Pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Seja Bem Vindo e Comente!