Translate In Blogger

4/21/2015

Latinidade



Por Eric Costa e Silva

Não existem maneiras de falar de latinidade
Sem querer lembrar de algo
Além do sangue que nos une.

Brindar as latinidades nos faz ver um alento
Brindar a latinidade é perceber laços
Que os dias de ontem desfizeram.

Laços que os dias de hoje
Fazem-se presentes nas ruas das cidades latinas.

Quando jovem meus sentidos
Se forjaram no bem-querer pela latinidade
Nesta terra de praias e desertos
Florestas e mangue
Não a meios de latinidade
Sem lembrar de Galeano
Que nos deixou esse ano.

As veias continuam a jorrar
A consciência bate asas
Na praça da liberdade
Os passos caminham vorazes
Nos diferentes aspectos de dias e noites.

A Latinidade me fazia acordar
Sonhar com uma América Latina mais igual
Latino, já não posso dizer que és meu sangue
Sou mais por uma América Unida
Em todas as suas formas divinais.

Mulheres, homens e crianças
Sempre devem perceber
Que ser latino é um ato de cultura
Além de ser um ato de fé.

Sejamos sempre Latinos de coração
Americanos de alma
E honrosos homens de amor.

Tal qual a latinidade
Ainda amo alguém de minha juventude
Há vejo pelos tempos.

Tal qual a latinidade
Ainda amo alguém de minha juventude
Não há como esquecer tempos tão bons
Não há como não querer que tempos de ontem
Façam-se presentes nos dias de hoje.